A especialização (UESB - EaD) MÍDIAS NA EDUCAÇÃO possibilitou uma discussão muito pertinente sobre o uso de jogos educativos como recurso para melhorar a aprendizagem. embora criticado por alguns docentes como passantempos inférteis ou perda de tempo que poderia ser aplicado em atividades do currículo escolar, o uso de jogos em educação pode ser bem explorados e, contrariando os críticos, direcionado para reforçar as atividades de leitura, produção textual, pesquisa, etc.
Para isto, devem ser selecionados ou preparados com objetividade, dentro da proposta curricular e dos objetivos da formação do aluno, extrapolando aqui a idéia de disciplinas e visando a interdisciplinaridade que precisa existir na escola moderna.
A proposta que apresentamos neste espaço foi elaborada para um público-alvo que são os monitores de Telecentos e Centros Digitais de Cidadania-CDC de Itapetinga, espaços públicos de inclusão digital, onde estudantes e pessoas da comunidade tem acesso ao recursos de informática e acesso à internet. Em recente palesta que fiz com esse pessoal, eles afirmaram a necessidade de uma participação melhor dos docentes orientando os alunos em pesquisas e atividades nos laboratórios.
Sala do CDC Noralice Gusmão A monitora REGINA em atividade
Estudante faz pesquisa na web Prof. Nilton acompanha estudante em atividade
Inclusão digital - Alunos do curso de digitação (Pr. Walmir - foto à esquerda e Valéria)
Silas (aluno do curso de digitação) e a monitora Henny, orientando estudantes.
Nesses espaços sob a coordenação de Silvana Brito (que integra a Divisão de Informática da Secretaria de Educação de Itapetinga-BA), os monitores promovem também cursos de informática básica, de acesso à internet, programas de edição de imagens e oficinas diversas.
Montamos a atividade PONTOS TURÍSTICOS DE ITAPETINGA, utilizando o software JClic e levamos aos monitores para que eles possam aplicar aos estudantes que frequentam os telecentros/CDCs. Foi feita uma breve apresentação do programa JClic e suas possibilidades e da atividade para que as monitoras pudessem executá-las.
Oportunamente, iremos montar uma oficina com os monitores para orientá-los sobre o uso do JClic, para que eles mesmos possam montar atividades que sirvam às suas práticas (oficinas, cursos e no cotidiano). Possibilitará também aos monitores orientar os professores sobre as atividades do JClic para que esses docentes planejem visitas com os alunos.
A atividade foi desenvolvida no CDC-Noralice Gusmão, com as monitoras Regina Moreira Silva e Henny Oliveira Lopes, no dia 13 de agosto de 2011.
A monitora Regina testa a atividade do Jclic...
seguida pela colega Henny
Foram convidados três alunos do C.E.C. Noralice Gusmão, do 7º Ano-EF, Moabe Ramos e Wesley Viana (15 anos) e Uelton de Jesus (14), pelo que agradecemos a professora Larissa (Inglês).
Moabe Ramos (à esquerda) e a dupla Wesley e Uelton
Experimentam atividades do JClic como esta da foto à direita.
Em razão de não conseguir instalar a versão correta do JAVA no laboratório do CDC (as máquinas trabalham com Linux), fizemos a atividade na sala de professores do C.E.C. Noralice Gusmão, gentilmente cedida pela vice-diretora Marisa Gandra.
Agradecimentos: Silvana Brito e Hugo e aos participantes da atividade citados. Abaixo apresentamos algumas telas da atividade realizada.
Clique abaixo em COMENTÁRIOS e registre sua opinião.